Músicas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pitomba e seus benefícios: uma frutinha deliciosa!



  
pitombaEugenia Iuschnathiana, pertence à família Myrtaceae e é encontrada desde a região Amazônica até a Mata Atlântica. É também conhecida como olho-de-boi e caruiri e é muito cultivada nos estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco.
O fruto da pitombeira tem seu nome originado do tupi e quer dizer “sopapo”. A pitombeira frutifica nos meses de janeiro a abril, e pertence à mesma família das jabuticabas.
A polpa da pitomba fica protegida por uma casca dura e quebradiça de cor marrom. Sua polpa é esbranquiçada, bem suculenta, levemente ácida e doce, de sabor bem agradável. Essa fruta pode ser consumida in natura ou na forma de licores, não sendo muito empregada na culinária.
A árvore da pitombeira atinge até 12 metros de altura e pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas, pois serve de alimentação para inúmeras espécies de aves. Pode ser empregada também na arborização de parques e praças.
Essa frutinha, fruto da pitombeira (árvore que está presente desde a região Amazônica até à Mata Atlântica, do Nordeste ao Rio de Janeiro), é muito rica em Vitamina C. Por falar nisso, a vitamina C é ótima para adiar o aparecimento das rugas, pois é uma substância altamente antioxidante e combate os radicais livres, que são uns dos principais causadores
do envelhecimento precoce. Sem dizer que também contribui para deixar os cabelos bonitos, pois essa vitamina tem nutrientes que revitaliza e dá elasticidade aos fios capilares.
Olhando assim até que a pitomba é estranha… Tem muita gente que não sabe nem por onde começar a comê-la. Mas, relaxa! É super simples! Basta quebrar a casca com os dentes (calma, ela não é tão dura não. Não vai machucar seu dente) e chupá-la, até essa “carne” branca acabar… Ficar só no caroço.

Os Benefícios da Pitomba

Também conhecida como olho de boi, pitomba da mata, pitomba de macaco e caruiri, a planta é cultivada normalmente no Nordeste e possui muitos benefícios para a saúde quando consumida regularmente. Rica em vitaminas C, A, ferro, cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e também age na proteção do sistema vascular. Rica em ferro, a pitomba combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina. Além disso, age como um fortalecedor dos ossos e auxiliar na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.
Graças às grandes quantidades de vitamina C presentes na fruta esta age como um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Age ainda como um adstringente e antidiarreico, sendo muito eficaz para ajudar aqueles que possuem problemas intestinais.
Para os cabelos, a planta traz benefícios também quando ingerida, ajudando a manter os fios mais bonitos e revitalizados. Seus nutrientes ajudam ainda a devolver a elasticidade e a maciez natural dos fios.
caroço da Pitomba é eficaz no tratamento de diarreias graves

A Pitomba é benéfica na proteção do sistema vascular.

A Pitomba por ser Rica em Ferro colabora na formação da hemoglobina.

A Pitomba contribui para o desenvolvimento dos ossos

A Pitomba auxilia a função glandular, principalmente a supra-renal, favorece a cicatrização das feridas.

Análise Química



Publicado por Monalisa Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário