Músicas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Siriguela – Benefícios e propriedades



A siriguela (Spondias purpurea), também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela, é uma planta da família das anacardiáceas, originária das Américas Central e do Sul, sendo comumente encontrada na região Nordeste do Brasil, e também cultivada no estado de São Paulo. A planta é também encontrada no sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes. Ainda pouco conhecida, a siriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, possui ramos que se desenvolvem rente ao solo, as suas folhas são compostas, e as suas flores formam frutos isolados ou em cachos.
O fruto possui sabor doce, cor amarelada ou avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Os frutos possuem uma fina película, de cor verde, amarela ou vermelha, dependendo da fase de maturação e a camada de polpa é fina, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. O fruto da siriguela é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, o da siriguela é bastante doce.

Propriedades e benefícios à saúde

Rica em carboidratos, a fruta é bastante doce. É fonte de vitaminas A, B e C e auxilia
no fortalecimento da imunidade devido ao alto teor de cálcio, ferro e fósforo. Além disso, é muito recomendada no tratamento de anemias. Rica em antioxidantes atua contra os radicais livres que danificam as células e causam tumores. A siriguela é rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e reduzindo as taxas de colesterol. Por ser fonte de carboidratos, é uma alternativa enérgica de peso, ideal para quem pratica esportes e atividades físicas com frequência. É indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamações, para higiene de feridas e queimaduras.
A siriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. Fonte de vitaminas A, B e C, e com alto teor de cálcio, fósforo e ferro, essa frutinha é muito recomendada no tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade. A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na siriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo.
A siriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.




Tabela de valor Nutricional
Porção de 100g
% VD*
Valor energético75.6kcal = 317kj4%
Carboidratos18,9g6%
Proteínas1,4g2%
Gorduras saturadas0,2g1%
Gorduras poliinsaturadas0,1g-
Fibra alimentar3,9g16%
Cálcio27,4mg3%
Vitamina C27,0mg60%
Fósforo48,6mg7%
Manganês0,1mg4%
Magnésio18,0mg7%
Lipídios0,4g-
Ferro0,4mg3%
Potássio248,0mg-
Cobre0,1ug0%
Zinco0,5mg7%
Tiamina B10,1mg7%
Sódio1,7mg0%
Publicado Por Monalisa Carvalho 


Amora

Assim como a framboesa, a amoreira faz parte do grupo de plantas do gênero Rubus, sendo cultivada na Ásia norte ocidental, Europa, América do Norte e outras regiões de clima temperado. Suas exigências climáticas são bastante semelhantes às do morangueiro.
A amora é indicada para a cultivação em pequenas propriedades, principalmente em regiões mais frias, como no sul do Brasil. É recomendável fazer o plantio nos meses mais frios do ano. No entanto, a planta pode ser encontrada de forma subespontânea em várias regiões do Brasil com clima um pouco mais quente. A colheita da fruta vai de setembro a novembro.

A amora é uma fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida. Composta por 85% de água e vários minerais e vitaminas, a fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante.


Para que serve a amora

A amora-silvestre serve para ajudar no tratamento de inflamações das mucosas da boca, inflamações de garganta, infecções urinária, úlcera, inflamações cutâneas, rouquidão, inflamação na gengiva, artrose, controlar a glicose, infecções genitais e intestinais, normalizar a pressão arterial, melhorar as taxas de colesterol, prevenir a obesidade e estimular a memória.

Modo de uso da Amora

As partes utilizadas desta planta medicinal são: As folhas, flores, frutos e raízes.
  • Chá de amora: Usar 1 colher (de chá) de folhas secas de amora para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia para tratamento de diarreia e cólicas menstruais.
  • Suco de amora: Usar 100 g de amora para 1 xícara de água. Após lavar as frutas bate-las no liquidificador juntamente com a água. Em seguida tomar sem coar.
Este suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, porém quando aquecido e adoçado com mel pode ser usado para tratar rouquidão, inflamação nas cordas vocais ou amigdalites.
ComponentesQuantidades por 100 g de amora
Energia61 calorias
Carboidrato12,6 g
Proteínas1,20 g
Gorduras0,6 g 
Retinol (Vitamina A)10 mcg
Vitamina C18 mg
Cálcio36 mg
Fósforo48 mg
Ferro 1,57 mg
Postado por Mateus Costa
     Tamarindo- Benefícios e propriedades 
O tamarindo é o fruto do tamarindeiro, árvore de grande porte que pode chegar a alcançar até 30 metros de altura em sua fase adulta. Fruto tropical originário da África do Sul, o tamarindo pode ser cultivado facilmente nas regiões tropicais e subtropicais da África, Sul da Ásia, América do Sul e ilhas do Caribe. No Brasil, esta fruta (também classificada como legume, por ser uma vagem) é consumida, principalmente, nos estados do Nordeste.Os frutos do tamarindo apresentam casca marrom e o formato é parecido ao da vagem. Por causa de suas propriedades nutricionais, o tamarindo proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde.
Tamarindo - Benefícios e propriedades

Os benefícios do tamarindo

  • O tamarindo possui uma quantidade significativa de vitamina C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos que fazem desta fruta um eficaz antioxidante e agente anti-inflamatório;
  • Pode ser usado para tratar problemas digestivos, como, por exemplo, a prisão de ventre. O tamarindo é um laxante leve;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias e antiácidas e ajuda a diminuir a febre e a tosse;
  • As folhas do fruto também são benéficas, sendo utilizadas, quando fervida em água, para retirar pedras nos rins;
  • A fruta ajuda a prevenir as doenças relacionadas com o coração, pois ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue;
  • O tamarindo possui elevado teor de ácido tartárico, que é um eficiente antioxidante e ajuda a proteger o organismo da ação prejudicial dos radicais livres.

Como aproveitar os benefícios desta fruta?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo tamarindo, este pode ser consumido em sua forma natural ou no preparo de doces, molhos, sucos, bolos, sorvetes, xaropes, licores e bebidas, além de ser utilizado como tempero.
Chás preparados com o tamarindo também trazem benefícios à nossa saúde. Ele pode ser encontrado no formato da própria fruta ou na forma de polpa. A seguir, confira uma sugestão de suco de tamarindo para prisão de ventre:

Receita de suco de tamarindo para prisão de ventre

Ingredientes:
– 100 gramas de polpa de tamarindo;
– 2 limões;
– 2 copos de água;
– Mel para adoçar.
Modo de preparo:
Esprema os limões e coloque no liquidificador. Adicione a polpa do tamarindo, os 2 copos d’água e um pouco de mel. Bata tudo e o suco está pronto! A indicação de consumo é de 2 copos deste suco todos os dias.
                                                                      Publicado por Ana Karolina