O Rambutão
Rambutan é uma fruta vinda do oriente, nativa da Indonésia, Malásia e Filipinas.
Da família da lichia, tem aparência e gosto semelhante, não fosse pela pelúcia que cobre a fruta e que deu origem ao nome. Rambutan em malaio quer dizer “cabeluda”. A árvore do costuma produzir cerca de 200 quilos ao ano, e as frutas crescem em pencas com 15 a 30 frutos cada.
O rambutan chegou ao Brasil há duas décadas, mas só agora está se popularizando no sul e sudeste, por ser mais uma das muitas frutas exóticas lindas e com valor nutritivo interessante. E como a maioria das frutas exóticas seu preço também é um pouquinho salgado. Uma caixinha em São Paulo custa em torno de R$18,00.
Hoje a maior produção nacional se concentra nos estados da Bahia e do Pará. A melhor época para encontrar a fruta é entre maio e julho. Por ser uma fruta que cresce em climas quentes, precisa ser cultivada em regiões com solos úmidos. Sua produção tem aumentado no estado de São Paulo principalmente por ter a maior safra durante os meses de setembro a dezembro.
Com seu valor nutricional, o rambutan pode ajudar a combater o stress e reforçar o sistema imunológico, graças à vitamina c e o magnésio. Ainda contém vitaminas do complexo B, principalmente B3 e ácido fólico, que melhoram a saúde digestiva e da pele.
Receita com Rambutão:
Frapê de rambutan com manga
Ingredientes
5 rambutans sem casca e sem pele
½ manga em tiras
100ml de leite de coco
2 folhas de hortelã
10 pedras de gelo
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva decorando com uma folhinha de hortelã.
Postado por: Thais Priscila