Músicas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Siriguela – Benefícios e propriedades



A siriguela (Spondias purpurea), também conhecida como ameixa-da-espanha, cajá vermelho e ciroela, é uma planta da família das anacardiáceas, originária das Américas Central e do Sul, sendo comumente encontrada na região Nordeste do Brasil, e também cultivada no estado de São Paulo. A planta é também encontrada no sudeste da Ásia, onde apresenta frutos sem sementes. Ainda pouco conhecida, a siriguela é uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros de altura, possui ramos que se desenvolvem rente ao solo, as suas folhas são compostas, e as suas flores formam frutos isolados ou em cachos.
O fruto possui sabor doce, cor amarelada ou avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Os frutos possuem uma fina película, de cor verde, amarela ou vermelha, dependendo da fase de maturação e a camada de polpa é fina, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. O fruto da siriguela é bem parecido com o cajá, porém, ao contrário deste, o da siriguela é bastante doce.

Propriedades e benefícios à saúde

Rica em carboidratos, a fruta é bastante doce. É fonte de vitaminas A, B e C e auxilia
no fortalecimento da imunidade devido ao alto teor de cálcio, ferro e fósforo. Além disso, é muito recomendada no tratamento de anemias. Rica em antioxidantes atua contra os radicais livres que danificam as células e causam tumores. A siriguela é rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e reduzindo as taxas de colesterol. Por ser fonte de carboidratos, é uma alternativa enérgica de peso, ideal para quem pratica esportes e atividades físicas com frequência. É indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamações, para higiene de feridas e queimaduras.
A siriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras. Fonte de vitaminas A, B e C, e com alto teor de cálcio, fósforo e ferro, essa frutinha é muito recomendada no tratamento de anemias e no fortalecimento da imunidade. A fruta é rica em antioxidantes, os compostos que atuam contra os radicais livres, moléculas capazes de causar doenças e tumores. Com relação aos tumores, ainda não se sabe se há, na siriguela, quantidades suficientes de antioxidantes para preveni-los, mas de qualquer forma, a planta é uma ótima aliada para o bom funcionamento do organismo.
A siriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e auxilia na redução das taxas de colesterol. Por ser rica em carboidratos, ela é bastante doce e uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.




Tabela de valor Nutricional
Porção de 100g
% VD*
Valor energético75.6kcal = 317kj4%
Carboidratos18,9g6%
Proteínas1,4g2%
Gorduras saturadas0,2g1%
Gorduras poliinsaturadas0,1g-
Fibra alimentar3,9g16%
Cálcio27,4mg3%
Vitamina C27,0mg60%
Fósforo48,6mg7%
Manganês0,1mg4%
Magnésio18,0mg7%
Lipídios0,4g-
Ferro0,4mg3%
Potássio248,0mg-
Cobre0,1ug0%
Zinco0,5mg7%
Tiamina B10,1mg7%
Sódio1,7mg0%
Publicado Por Monalisa Carvalho 


Amora

Assim como a framboesa, a amoreira faz parte do grupo de plantas do gênero Rubus, sendo cultivada na Ásia norte ocidental, Europa, América do Norte e outras regiões de clima temperado. Suas exigências climáticas são bastante semelhantes às do morangueiro.
A amora é indicada para a cultivação em pequenas propriedades, principalmente em regiões mais frias, como no sul do Brasil. É recomendável fazer o plantio nos meses mais frios do ano. No entanto, a planta pode ser encontrada de forma subespontânea em várias regiões do Brasil com clima um pouco mais quente. A colheita da fruta vai de setembro a novembro.

A amora é uma fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida. Composta por 85% de água e vários minerais e vitaminas, a fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante.


Para que serve a amora

A amora-silvestre serve para ajudar no tratamento de inflamações das mucosas da boca, inflamações de garganta, infecções urinária, úlcera, inflamações cutâneas, rouquidão, inflamação na gengiva, artrose, controlar a glicose, infecções genitais e intestinais, normalizar a pressão arterial, melhorar as taxas de colesterol, prevenir a obesidade e estimular a memória.

Modo de uso da Amora

As partes utilizadas desta planta medicinal são: As folhas, flores, frutos e raízes.
  • Chá de amora: Usar 1 colher (de chá) de folhas secas de amora para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 xícaras por dia para tratamento de diarreia e cólicas menstruais.
  • Suco de amora: Usar 100 g de amora para 1 xícara de água. Após lavar as frutas bate-las no liquidificador juntamente com a água. Em seguida tomar sem coar.
Este suco de amora é indicado para ajudar no tratamento de osteoporose, porém quando aquecido e adoçado com mel pode ser usado para tratar rouquidão, inflamação nas cordas vocais ou amigdalites.
ComponentesQuantidades por 100 g de amora
Energia61 calorias
Carboidrato12,6 g
Proteínas1,20 g
Gorduras0,6 g 
Retinol (Vitamina A)10 mcg
Vitamina C18 mg
Cálcio36 mg
Fósforo48 mg
Ferro 1,57 mg
Postado por Mateus Costa
     Tamarindo- Benefícios e propriedades 
O tamarindo é o fruto do tamarindeiro, árvore de grande porte que pode chegar a alcançar até 30 metros de altura em sua fase adulta. Fruto tropical originário da África do Sul, o tamarindo pode ser cultivado facilmente nas regiões tropicais e subtropicais da África, Sul da Ásia, América do Sul e ilhas do Caribe. No Brasil, esta fruta (também classificada como legume, por ser uma vagem) é consumida, principalmente, nos estados do Nordeste.Os frutos do tamarindo apresentam casca marrom e o formato é parecido ao da vagem. Por causa de suas propriedades nutricionais, o tamarindo proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde.
Tamarindo - Benefícios e propriedades

Os benefícios do tamarindo

  • O tamarindo possui uma quantidade significativa de vitamina C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibras, além de compostos orgânicos que fazem desta fruta um eficaz antioxidante e agente anti-inflamatório;
  • Pode ser usado para tratar problemas digestivos, como, por exemplo, a prisão de ventre. O tamarindo é um laxante leve;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias e antiácidas e ajuda a diminuir a febre e a tosse;
  • As folhas do fruto também são benéficas, sendo utilizadas, quando fervida em água, para retirar pedras nos rins;
  • A fruta ajuda a prevenir as doenças relacionadas com o coração, pois ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue;
  • O tamarindo possui elevado teor de ácido tartárico, que é um eficiente antioxidante e ajuda a proteger o organismo da ação prejudicial dos radicais livres.

Como aproveitar os benefícios desta fruta?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo tamarindo, este pode ser consumido em sua forma natural ou no preparo de doces, molhos, sucos, bolos, sorvetes, xaropes, licores e bebidas, além de ser utilizado como tempero.
Chás preparados com o tamarindo também trazem benefícios à nossa saúde. Ele pode ser encontrado no formato da própria fruta ou na forma de polpa. A seguir, confira uma sugestão de suco de tamarindo para prisão de ventre:

Receita de suco de tamarindo para prisão de ventre

Ingredientes:
– 100 gramas de polpa de tamarindo;
– 2 limões;
– 2 copos de água;
– Mel para adoçar.
Modo de preparo:
Esprema os limões e coloque no liquidificador. Adicione a polpa do tamarindo, os 2 copos d’água e um pouco de mel. Bata tudo e o suco está pronto! A indicação de consumo é de 2 copos deste suco todos os dias.
                                                                      Publicado por Ana Karolina

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Physalis: bela, saborosa e medicinal


A physalis é uma fruta bem interessante: considerada exótica, é encontrada no mercado a preços elevados, mas, apesar disso, no Norte e Nordeste do nosso país ela é comum nos quintais e chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.

Essa variedade nativa é a Physalis angulata, da família das Solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas. Originária da Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia.

Na Colômbia, é conhecida como uchuva e no Japão, como hosuki. É uma planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura. As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão. Com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.

Seu lado medicinal não deixa a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

A planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias. Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia identificaram substâncias com esse potencial na Physalis angulata e já solicitaram patente sobre o uso delas. Testadas por enquanto em camundongos, espera-se que as fisalinas (chamadas de B, F e G) tenham um efeito tão bom quanto o das substâncias usadas hoje para controlar o sistema imune, mas com menos efeitos colaterais, quando forem usadas em pacientes humanos.

"Em geral, ela é usada na forma de chá ou infusão", diz Milena Soares, pesquisadora da Fiocruz. A erva cresce na América Latina e na África, e as moléculas que produz, as fisalinas, atraíram a atenção dos cientistas porque pertencem ao grupo dos corticosteróides, usados hoje para controlar o sistema imune. "Essas substâncias já tinham sido descritas, mas nós fomos os primeiros a estudar suas propriedades", conta Soares. O trabalho foi publicado na revista científica "European Journal of Pharmacology" (www.sciencedirect.com/science/). Se for comprovado que as substâncias causam menos efeitos colaterais, a pesquisadora diz que os pacientes com o sistema imune hiperativo seriam poupados de inchaços ou da diminuição da produção de células do sangue na medula óssea, causada pelos medicamentos utilizados hoje.

Benefícios das frutas

Essa estrela da Amazônia é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides. Ela começou a aparecer nas feiras e quitandas brasileiras há bem pouco tempo. E muita gente a observou com curiosidade e se perguntou: que frutinha amarela é essa, com formato de acerola, mas que vem embrulhada nas próprias folhas? 

É a physalis (fisális), uma delícia, azedinha, típica da região amazônica. Atualmente, a Colômbia é o maior produtor e exportador da fruta - e é de lá que vem a maior parte da physalis vendida por aqui. No Brasil, até de 2007, o cultivo era bem restrito e voltado a pesquisas. Mas desde 2008, a fruta começou a ser cultivada pra valer no país. É por isso que, agora, ela é vista o ano todo por aí. 

Ainda bem, já que a physalis é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides (estes últimos, poderosos aliados contra o envelhecimento). 
Há algumas frutas exóticas, geralmente não tão conhecidas, que fazem um bem enorme à saúde. A physalis (ou fisalis), também conhecida como juá, é uma delas. Esta bonita e delicada fruta traz muitos benefícios à saúde, inclusive auxiliando nos processos de
emagrecimento, por apresentar riqueza de água, vitaminas, fibras e minerais em sua composição.
A physalis é rica em vitaminas A, C, fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides. Devido às suas propriedades, a physalis purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol. A fruta possui elevado poder antioxidante, evitando a formação dos radicais livres no organismo, protegendo-o de doenças.


Publicado Por Monalisa carvalho


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

                                            Lichia 


    Lichia é uma fruta bem doce e deliciosas com formato de coração que e de origem da China, as lichias de são baixas em calorias e não contêm gorduras saturadas, também são ricas em minerais como potássio e cobre. A palavra “lichia” no idioma chinês significa “aquele que dá os prazeres da vida”É natural das regiões quentes da Ásia, sendo encontrada principalmente na República Popular da China, Madagascar, Nepal etc.

   A árvore é de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha com 15-25 centímetros de comprimento, com 2-8 folíolos laterais de 5-10 centímetros de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são de um vermelho brilhante de cobre, em princípio, antes de se tornarem verdes e alcançar a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amareladas ou brancas.


Reino: Plantae 
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Gênero: Litchi
Espécie: L. chinensis

   Os frutos, externamente semelhantes a morangos, formam cachos. Possuem casca rugosa, de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de pitomba, e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compotas e ainda para a passa. Contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio.

Benefícios da Lichia em Vitaminas do Complexo B: Essa fruta é uma boa fonte de vitamina B2 e B6, que ajuda o corpo a produzir energia, uma vez que converter carboidratos em glicose que é necessário para a energia, também a vitamina B é essencial para o sistema nervoso saudável e produção de alguns hormônios.
Benefícios da Lichia para a digestão: É importante para uma boa digestão, contém vitaminas do complexo B que é importante para as gorduras de decomposição, proteínas e hidratos de carbono e produção de ácido clorídrico.

Benefícios da Lichia em Reduzir a pressão arterial: Lichia são ricos em potássio. O potássio é importante para o nosso corpo, que mantém o fluido no corpo regula a pressão arterial, ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e impede a cãibra dos músculos.
    Informações nutricionais

    Quantidade por 
    Calorias 66
    Lípido 0,4 g
    Gordura saturada 0,1 g
    Gordura poliinsaturada 0,1 g
    Gordura monoinsaturada 0,1 g
    Colesterol 0 mg
    Sódio 1 mg
    Potássio 171 mg
    Carboidrato 17 g
    Fibra dietética 1,3 g
    Açúcar 15 g
    Proteína 0,8 g
    Vitamina A0 IUVitamina C71,5 mg
    Cálcio5 mgFerro0,3 mg
    Vitamina D0 IUVitamina B60,1 mg
    Vitamina B120 µgMagnésio10 mg

    Postado por Isabela da Paixão 2v17


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O Rambutão









Rambutan é uma fruta vinda do oriente, nativa da Indonésia, Malásia e Filipinas.
Da família da lichia, tem aparência e gosto semelhante, não fosse pela pelúcia que cobre a fruta e que deu origem ao nome. Rambutan em malaio quer dizer “cabeluda”.  A árvore do costuma produzir cerca de 200 quilos ao ano, e as frutas crescem em pencas com 15 a 30 frutos cada.

O rambutan chegou ao Brasil há duas décadas, mas só agora está se popularizando no sul e sudeste, por ser mais uma das muitas frutas exóticas lindas e com valor nutritivo interessante. E como a maioria das frutas exóticas seu preço também é um pouquinho salgado. Uma caixinha em São Paulo custa em torno de R$18,00.

Hoje a maior produção nacional se concentra nos estados da Bahia e do Pará. A melhor época para encontrar a fruta é entre maio e julho. Por ser uma fruta que cresce em climas quentes, precisa ser cultivada em regiões com solos úmidos. Sua produção tem aumentado no estado de São Paulo principalmente por ter a maior safra durante os meses de setembro a dezembro. 

Com seu valor nutricional, o rambutan pode ajudar a combater o stress e reforçar o sistema imunológico, graças à vitamina c e o magnésio. Ainda contém vitaminas do complexo B, principalmente B3 e ácido fólico, que melhoram a saúde digestiva e da pele.



Receita com Rambutão:


Frapê de rambutan com manga
Ingredientes 
5 rambutans sem casca e sem pele
½ manga em tiras
100ml de leite de coco
2 folhas de hortelã 
10 pedras de gelo 

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva decorando com uma folhinha de hortelã.
Postado por: Thais Priscila




Vamos a Uma Receita: Mousse de maracuja

INGREDIENTES

  • Tempo de preparo5min
  • Rendimento6 porções
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de suco maguary de maracujá (use a lata de leite condensado como medida)
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 maracujá para enfeitar o prat
    o





MODO DE PREPARar

  1. Coloque o leite condensado, o creme de leite e a mesma medida de suco concentrado de maracujá maguary, no liquidificador
  2. Bata por alguns minutos e pronto!
  3. Para dar um toque especial, coloque wafles na tigela antes de colocar o mousse, fica maravilhoso
  4. Por cima, coloque as sementes do maracujá para enfeitar o prato!
Por Vitoria Araujo