Cucumis melo
Melão
Da família das Cucurbitaceae. Também conhecida como meloeiro, melon (inglês, francês), melón (espanhol), melone (italiano). É um vegetal rastejante ou trepadeira anual, de crescimento rápido, com caule flexível, herbáceo e muito ramificado, com a presença de gavinhas. As folhas grandes são arrendondadas e com a base cardatas. As flores solitárias são masculinas e femininas, de cor amarelada. Dessas flores se formam os frutos, que, de acordo com a variedade cultivada, se diferenciam pela forma, arrendondada ou avaladas, e pelos desenhos de casca, com gomos nos melões rajados, ou ligeiramente enrugada nas variedades mais comuns. esse frutos são recheados por sementes
Curiosidades sobre o Melão:
Curiosidades sobre o Melão:
Habitat: É nativo da Ásia centro-meridional e é cultivado comercialmente em vários estados do Brasil.
Um pouco de história : Essa erva já era cultivada no Egito desde 2.000 a.C. e chegou no Brasil, no estado da Bahia, no século XVI.
Parte utilizada: frutos.
Modo de conservar : O fruto maduro pode ser consumido fresco ou em forma de compota.
Posologia : Adultos - In Natura, Ad Libidum; 2 ou 3 fatias da polpa com ou sem mel, antes das principais refeições, como repositor de potássio e remineralizante. A polpa pode ser raspada da casca, para ser usada em máscaras sobre os olhos e o rosto; 1 copo de suco, preferencialmente centrifugado, 3 a 5 vezes ao dia para as doenças renais, hepáticas, como laxante e auxiliar no emagrecimento; as sementes cruas, mastigadas em jejum seguidas de um laxante para eliminar as tenias. Crianças tomam 1/3 da dose.
Origem : Ásia centro-meridional, e foi introduzida no Brasil, através da Bahia, no século XVI.
Princípios Ativos: carboidratos, proteínas, sais minerais (fósforo, ferro, cálcio, potássio, sódio), vitaminas A, B1, B2, B5, C.
Propriedades medicinais: alcalinizante, antibiótica, antileucêmica, antimutagênica, antioxidante, calmante, diurética, hidratante, refrescante.
Indicações: acidose, cálculos biliares, cirrose hepática, colite, convalescença, dietas de emagrecimento, disenteria, falta de apetite, febre, gota, hemorroidas, inflamações das vias urinárias, insuficiência hepática, leucorreia, prisão de ventre, uretrite, reumatismo, tênia.
Contraindicações/cuidados: O açúcar presente no fruto de rápida absorção e de baixas calorias, mais os diabéticos e obesos devem consumir com moderação.
Publicado por Ana Karolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário